2º Festival de Repentistas e violeiros é realizado em Cocal-PI


Na noite deste sábado (27/07), Cocal viveu uma verdadeira celebração da cultura popular nordestina com a realização da 2ª edição do Festival de Violeiros e Repentistas, que aconteceu no Mundial Eventos. O evento contou com a participação de diversas duplas de cantores, como Zé Vicente, Gonzaga da Viola, Jairo Silva e Jeferson Silva, Régis Trindade e João Batista, dentre outros grandes nomes da cultura, além dos emboladores Jotinha e Jotão, que também participaram do Festival, e com o pandeiro na mão, com repente e poesia encantaram o público presente.

O festival atraiu repentistas, violeiros e poetas de várias regiões, incluindo representantes de Fortaleza, Esperantina, Teresina e outras cidades, promovendo um rico intercâmbio cultural e fortalecendo as tradições populares. 


Realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí, o evento contou com o apoio do Deputado Estadual Rubens Vieira. Nonatinho do Sindicato, Coordenador Estadual da (CDTER), é um entusiasta da cultura. Nonatinho, que também é amante da poesia e da cantoria de viola, destacou a importância do festival para a preservação das tradições, lembrando com carinho de seu saudoso pai, que também foi cantador de viola. 






"Para mim, é uma honra, na qualidade de Coordenador Geral da Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios, estar aqui na minha querida cidade de Cocal e aqui, realizando este grande festival, valorizando a cultura, promovendo a cantoria e assistindo um verdadeiro show de talentos dos artistas que estão se apresentando aqui.


Sr. Antonio Honório, que estava prestigiando o evento, em entrevista ao nosso Blog Cocal Alerta, falou sobre a importância da valorização cultural: "É de muita importância a valorização dessa linda cultura. Fiquei encantado com o talento dos artistas e com toda a poesia nesse grande festival. Estão de parabéns o coordenador Nonatinho e todos que estão na linha de frente para a realização do evento."


O violeiro Zé Vicente, foi um dos destaques da noite, ele foi um dos poetas que vieram de Fortaleza, ao Blog Cocal Alerta, ele comentou sobre a emoção de participar do festival: "Para mim, é uma honra estar aqui nesta cidade maravilhosa. Estive presente no primeiro Festival aqui em Cocal e, hoje, graças a Deus, estamos aqui novamente participando agora da 2a edição deste evento. Um lindo Festival como este é muito importante, é fundamental para manter viva a nossa cultura. Partilhar a nossa arte com um público tão receptivo e apaixonado é emocionante, tô muito feliz”. Disse o poeta. 

Com a grande adesão do público e a qualidade das apresentações, o Festival de Violeiros de Cocal se consolida como um dos principais eventos culturais da região, trazendo orgulho e valorização à cultura nordestina.


CONFIRA MAIS REGISTRO DO EVENTO:









































Por João Ferreira | Blog Cocal Alerta

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem