Wellington antecipa 13° salário dos servidores estaduais para agosto

 

Nesta sexta-feira (07), o govenador Wellington Dias (PT) realizou entrevista coletiva e anunciou a antecipação do 13º salário dos servidores públicos estaduais para o dia 21 de agosto.


De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, o Governo do Piauí foi o único estado que mesmo em meio à crise econômica provada pela Covid-19 conseguiu quitar todas as dívidas com a União, sendo possível a antecipação dos 13° salário que estava previsto para dezembro.


“Hoje podemos colocar de forma clara que o custeio da máquina pública, contrato de terceirizados, locação de imóveis, combustíveis, estão em dias. Conseguimos ser o único estado do Brasil a quitar todas as dívidas com a União, atestado pelo Ministério da Economia [...] O senhor [Wellington] toma uma decisão importante de antecipar para esse mês de agosto o 13º salário do servidor público estadual. Estava previsto para 21 de dezembro, e será programado para o dia 21 de agosto. São mais de R$ 200 milhões diretamente nas contas dos mais de 90 mil servidores”, afirmou o secretário da Fazenda.


Conforme o secretário da Fazenda, o Governo do Estado teve que tomar medidas mais rígidas de cortes de gastos para que não faltassem recursos para a Saúde em meio a pandemia da Covid-19.


 “A consequência econômica da pandemia foi a quebrada da atividade econômica [...] O senhor [Wellington] teve que fazer medidas mais duras, cortou na própria carne, porque cortou o próprio salário, o salário da sua equipe, suspendeu todos os contratos de custeio da máquina pública não essenciais nesse período para garante que não faltasse recursos para a Saúde, e não faltou”, disse o secretário.


Com antecipação do 13° salário dos servidores, o governador Wellington Dias destaca que a medida será importante para a circulação da economia nesse momento de reabertura dos setores, e afirma que outras medidas que fazem parte do programa PRO-Piauí também irão ajudar a alavancar a economia.


Wellington Dias ressaltou ainda que o Estado tem capacidade de realizar investimentos.


“Eu aprendi que quando tem uma crise que vem derrubando a economia tem que fazer a ‘anticrise’, e é isso que o Piauí vem fazendo. A antecipação do 13º é parte disso. Mas o PRÓ-Piauí e outras medidas que a gente está trabalhando irão permitir outras formas de circulação da economia. Além disso, eu destaco também a importância de podermos, nesse momento, assegurar que o Estado do Piauí tem capacidade de investimento, isso significa que o plano traçado, ele tem sustentabilidade”, comentou o governador.


Fonte: VIAGORA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem