BLOG COCAL ALERTA: No presídio de Parnaíba, 26 detentos e 10 policiais testam positivo para Covid-19

Ascom Sejus


Pelo menos 26 detentos da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba (a 340 km de Teresina), cinco policiais militares e cinco policiais penais testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) nesta quinta-feira(11). O município de Parnaíba tem 1.110 casos confirmados com 21 mortes. 

No entanto, o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi) afirma que em vez de cinco policiais penais, são dez, no qual um, Nilton Tubinambá, de 49 anos, morreu na última sexta-feira(05) e nove estão afastados. 

Dos presos que estão positivos, 14 fazem parte dos quase 40, que trabalham na área administrativa da penitenciária e os outros 12 estavam em uma cela com 20 que foram testados, depois que dois se queixaram de sintomas gripais.  

Até ontem(10), a Penitenciária Mista de Parnaíba tinha 573 presos, segundo o Sinpoljuspi. 

De acordo com a Sejus, os presos apresentam sintomas leves e estão isolados após receberem atendimento médico. Os policiais foram afastados e também estão cumprindo os protocolos de isolamento. 

A Sejus afirma que das 12 unidades prisionais em todo o Estado, somente a de Parnaíba tem casos da doença. No entanto, o Sinpoljuspi afirma que no presídio de São Raimundo Nonato (a 500km ao Sul de Teresina) há um preso que ontem testou positivo e um policial penal. E em Esperantina (a 180 km da capital), dois policiais penais também já tiveram a doença, mas já estão recuperados. 

Ainda no mês de maio, dois presos da operação Delivery da Polícia Federal que haviam sido enviados para a penitenciária Irmão Guido também testaram positivos, mas não tiveram contato com os outros detentos e foram retirados do presídio. 

Segundo a Sejus, eles foram liberados pela Justiça para cumprirem prisão domiciliar e passando menos de uma semana no sistema prisional. 


Por: João Ferreira (Blog Cocal Alerta)

Fonte: Cidadeverde.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem